Buscar
  • Alexandra Sanglard

Treinamento ou Coaching?



Essa é uma dúvida comum de muitos gestores, principalmente na hora de investir no desenvolvimento dos seus colaboradores. Ela acontece geralmente pela falta de uma compreensão exata das diferenças entre essas duas importantes atividades.

O treinamento dedica-se à transmissão e aquisição de novos conceitos, técnicas, ferramentas e habilidades relacionadas ao exercício da função, visando, em geral, a melhoria do desempenho dos profissionais.


Já o coaching nas empresas é um processo responsável por desenvolver o potencial das pessoas, focado no redirecionamento de estratégias e atitudes. Trabalha especialmente as habilidades de liderança, comunicação e tomada de decisão. Como consequência, observa-se a melhoria das relações interpessoais, maior comprometimento, motivação e aumento da produtividade.


Portanto, o treinamento e o coaching são funções complementares e indispensáveis à gestão eficaz de pessoas, alinhada aos desafios atuais enfrentados pelas organizações. O coaching surge como um elemento de alavancagem, proporcionando um melhor aproveitamento dos resultados do treinamento.


Pesquisas sobre os efeitos do coaching associado ao treinamento apontam que treinamentos que são acompanhados por coaching são muito mais eficientes do que os que não são.


Um estudo realizado com executivos mostrou que aqueles que participaram de um treinamento gerencial aumentaram em 22,4% sua produtividade. Já os que tiveram coaching após o mesmo treinamento aumentaram sua produtividade em 88% (Public Personnel Management Journal).


Isso acontece pela tendência natural do ser humano de continuar a fazer as coisas do mesmo jeito que sempre fez, em vez de enfrentar a ansiedade gerada pela mudança de comportamento ou pela incorporação de um novo hábito. Sem incentivo, a tendência é o profissional voltar para a sua zona de conforto e assim os efeitos do treinamento se perdem no longo prazo.


Significa que o treinamento sozinho é ineficaz? Não é isso que quero dizer, apenas que o investimento terá um retorno superior se houver um acompanhamento após o treinamento, a fim de sedimentar o aprendizado e reforçar as mudanças comportamentais. E o coaching pode ser um bom aliado nesse processo.


#treinamento #coaching