top of page
Buscar
  • Alexandra Sanglard

Deus ajuda quem cedo madruga?

Atualizado: 14 de set. de 2023


Homem de braços abertos contemplando o nascer do sol

Você já reparou que, quando você acorda, dependendo daquilo que faz logo cedo, isso acaba impactando a qualidade do restante do seu dia?


Às vezes a gente desperta com aquela preguiça de fazer qualquer coisa, se entrega ao ócio e à procrastinação, e aí é que não dá mesmo vontade de fazer mais nada. Depois de um tempo, você se sente um pouco frustrado(a) e até mesmo culpado(a), não é? Por outro lado, quando começa fazendo alguma coisa significativa pra você, como um exercício, ou uma leitura interessante, parece que isso te energiza e cria uma motivação extra para as outras atividades do dia.


Segundo Hal Elrod, palestrante motivacional e autor do bestseller Manhã Milagrosa (2012), a forma como você começa o seu dia está diretamente relacionada com a vida que você tem. As primeiras horas do dia seriam determinantes para a qualidade dos nossos dias e, como consequência, teriam impacto decisivo sobre o nosso futuro, podendo trazer melhorias significativas na saúde, nos relacionamentos, nas finanças, na espiritualidade e em quaisquer outras áreas da vida.


Os Rituais Matinais


Após estudar os hábitos de várias pessoas bem-sucedidas, Hal descobriu que elas tinham uma rotina matinal comum. Em busca do seu desenvolvimento pessoal, ele decidiu testar esses hábitos na sua própria rotina, e afirma ter experimentado muitos progressos, tanto na vida pessoal, como nos negócios. A partir daí, começou a compartilhar as suas 6 melhores práticas, que embora pareçam simples, segundo ele seriam poderosas. São elas:


1 – Aproveitar o silêncio em estado meditativo

2 – Repetir afirmações positivas de algo que você deseja

3 – Utilizar técnicas de visualização de onde você quer chegar

4 – Praticar exercícios físicos

5 – Leitura (livros)

6 – Escrita (planejamento e organização)


Elrod relata que, em um curto prazo, passou a se sentir com mais energia, motivação, clareza e concentração. Com o passar do tempo, a incorporação dos novos hábitos produziu ainda melhor qualidade de vida, menos estresse, mais disciplina, aumento de renda e até perda de peso.


“Eu sabia que a solução para todos os meus problemas era que precisava me comprometer a fazer do desenvolvimento pessoal uma prioridade. Esse era o elo perdido que me capacitaria a me tornar a pessoa que eu precisava ser para conseguir atrair, criar e sustentar consistentemente os níveis de sucesso que desejava. Simples assim!”
Hal Elrod

Já Robin Sharma, especialista em liderança e alta performance e autor do livro Clube das 5 da Manhã (2018), criou uma legião de seguidores no mundo todo, ao disseminar a ideia de que acordar antes do sol nascer (às 5h da manhã) seria o segredo para aumentar a produtividade, ativar hábitos saudáveis e ter uma vantagem competitiva em relação às outras pessoas.


Para defender a sua tese, diz ter se inspirado no exemplo de bilionários e grandes líderes na área de negócios, que têm o hábito de acordar cedo para colocar em prática uma rotina produtiva, como Jeff Bezos (Amazon), Tim Cook (Apple) e Jack Dorsey (Twitter).


Desde então, aqui no Brasil, inclusive, uma turma de famosos parece ter aderido ao chamado “Clube das 5”, tais como o empresário Abílio Diniz, Guilherme Benchimol (XP) e Alexandre Costa (Cacau Show), entre outros influenciadores digitais.


Sharma afirma que 5h é o melhor horário para praticar uma rotina produtiva, porque a solidão e o silêncio seriam propícios para cuidar da mente e do corpo, evitando os ruídos e as interrupções presentes ao longo do dia. Assim, ele recomenda que os adeptos da prática comecem seu dia, madrugando, com a chamada “fórmula 20/20/20”:


· 20 minutos de exercícios físicos

· 20 minutos de reflexão (meditação e planejamento)

· 20 minutos de crescimento (aprendizagem e desenvolvimento)


Além da melhoria da produtividade, Sharma sugere os seguintes benefícios como resultantes da continuidade da prática: menor risco de procrastinação, mais saúde, energia e vitalidade, mais proatividade, persistência, menor risco de depressão e ansiedade, mais foco e menos distrações, entre outros.


Uma regra fundamental para seguir essa rotina, alerta o autor, é dizer adeus aos dispositivos eletrônicos, desligando-os ou silenciando-os nas primeiras horas do dia. Aliás, quem precisaria de você tão cedo? O autor sugere inclusive que se use um despertador comum, em vez do seu próprio celular, para evitar distrações ao acordar.


O que diz a Neurociência


A neurociência nos ajuda a entender como, criando uma rotina, automatizamos algumas decisões e assim desocupamos um pouco o nosso cérebro. Quando não sabemos exatamente o que precisamos fazer, aumentamos o esforço necessário para tomar decisões e realizar diversas atividades, mesmo as mais banais. A que horas acordar? O que fazer primeiro?


Assim, se entendemos que atividades como: exercício, se organizar melhor e aprender algo novo todo dia são benéficas para o nosso cérebro e o nosso corpo, então faz muito sentido programá-las antecipadamente e de forma regular, para garantirmos a sua realização de uma forma consistente, não é verdade?


“As rotinas nos ajudam ao longo do dia. Os rituais nos guiam pela vida.”
Esther Perel

Embora o antigo provérbio “Deus ajuda quem cedo madruga”, de certa forma confirme a validade dessa prática, acredito que a hora exata de acordar, se às 5h, 6h ou 7h, não seja o mais importante, desde que você estabeleça uma rotina que funcione pra você e respeite a sua necessidade diária de sono, que é um fator fundamental para a sua saúde física e mental.


Que tal, então, acordar um pouco mais cedo e reservar uma hora do seu dia, pela manhã, para ganhar mais energia, disposição, bem-estar, saúde e autoconfiança? De quebra, você ainda desenvolve suas potencialidades e tem mais chances de alcançar as suas metas e os seus objetivos.


Como toda mudança de hábitos, no início não é fácil, mas você pode introduzir a nova rotina aos poucos. Esse pode ser um método muito mais eficiente do que fazer mudanças radicais, quando se busca resultados duradouros.


Hoje, mais do que nunca, faz sentido cultivar hábitos saudáveis e desejo que você inicie os seus dias com muita energia, uma mente tranquila e muita inspiração para lidar com todos os desafios que tem pela frente!


Bora madrugar?

icone contato whatsapp
bottom of page