3.

Coaching Vocacional

Sem dúvida, a escolha da primeira carreira representa um grande desafio, em uma fase já conturbada da vida que é o final da adolescência, marcada por muitas mudanças e pressões. Os jovens têm dúvidas sobre qual o melhor caminho a seguir, não conhecem seus verdadeiros talentos e como podem tirar partido deles para terem sucesso em uma profissão. Em geral se sentem muito inseguros e sofrem influências de todos os lados: pais, amigos, professores, modismos etc. Nesse cenário, as decisões acabam sendo muito pouco fundamentadas e com grande frequência se mostram pouco acertadas.

Além disso, o mundo atual do trabalho oferece uma vasta gama de possibilidades de atuação profissional que fogem às opções tradicionais, embora estas ainda continuem atraindo a grande maioria dos candidatos. Para uma boa tomada de decisão, que visa reduzir a incerteza, algumas etapas são fundamentais como: o autoconhecimento, a pesquisa, a avaliação e o planejamento.

 

Tudo começa com o autoconhecimento, que vai nortear todo o processo. Entender quais são os seus pontos fortes, seus principais valores e interesses é fundamental para fazer uma escolha mais assertiva. A partir daí a pesquisa das alternativas disponíveis, avaliar e comparar  seus prós e contras para então escolher aquela(s) que parecem mais coerentes e que lhe darão mais chances de sucesso. Só então o jovem será capaz de planejar o caminho para chegar lá, de forma mais focada e com menos stress.

Realizado por meio de sessões individuais, que podem ser presenciais ou online.