top of page
Buscar
  • Alexandra Sanglard

Como Alcançar o Equilíbrio entre a Vida Pessoal e Profissional


Mulher usando um laptop ao lado do seu cachorro de estimação

Quem nunca se viu como um equilibrista, correndo de lá pra cá, tentando conciliar as diversas demandas profissionais e pessoais? Como coach e mentora de executivos, tenho trabalhado com líderes de variados segmentos e descobri que essa busca pelo equilíbrio é um desafio constante para a maioria deles. Gostaria de compartilhar algumas reflexões sobre como alcançar esse equilíbrio crucial, do ponto de vista de alguém que, além de orientar líderes em suas jornadas, construiu uma trajetória profissional significativa, acumulando os papéis de mãe, esposa e eterna aprendiz.


1. Busque o autoconhecimento: o primeiro passo para alcançar o equilíbrio é ter clareza de quem você é e quais são seus valores e crenças. Isso ajudará a definir suas prioridades e a tomar decisões alinhadas com sua visão de futuro e propósito.


2. Defina metas realistas: tenha em mente os seus objetivos tanto profissionais quanto pessoais e lembre-se de que o equilíbrio não é medido pela quantidade de tempo, mas sim pela harmonia e a qualidade do tempo dedicado aos diferentes aspectos da vida.


3. Faça um bom gerenciamento do seu tempo: aprenda a se planejar, priorizar tarefas e delegar quando necessário. O tempo é um recurso precioso, e gerenciá-lo eficazmente é fundamental para o seu equilíbrio e bem-estar.


4. Aprenda a dizer não: nem todos os desafios ou oportunidades que surgem precisam ser aceitos, sob pena de você estar sempre sobrecarregado(a) e perdendo o foco das suas prioridades. Saiba quando dizer "não" para preservar seu tempo e energia para o que realmente importa.


5. Crie momentos de reflexão: reserve um tempo regularmente para avaliar como as coisas estão indo. O que está funcionando bem? O que precisa de ajustes? A autorreflexão constante é fundamental para a adaptação e o crescimento.


6. Cultive sua saúde física e mental: um corpo e uma mente saudáveis e em harmonia são a base para um equilíbrio duradouro. Dedique tempo a exercícios, meditação e outras práticas que promovam seu bem-estar.


7. Construa uma rede de apoio: crie relacionamentos significativos com amigos, familiares e colegas de trabalho em sua jornada. Compartilhe suas aspirações e desafios, e conte com eles, pedindo ajuda quando necessário.


8. Tenha empatia por você mesmo(a): nem sempre você vai conseguir atender às suas expectativas e as das outras pessoas, por mais que se esforce. Reconheça e aceite os seus limites, peça desculpas se necessário, mas não se culpe por isso. Afinal, você é humano(a)!


O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional não deve ser encarado como algo a ser conquistado, mas sim como um exercício contínuo. Importante lembrar que a felicidade e o sucesso não se medem apenas pelo seu progresso na carreira ou bens acumulados, mas também pela qualidade da sua vida e dos relacionamentos como um todo.


Espero contribuir para que você possa se inspirar na busca por uma vida mais equilibrada e satisfatória.


Comments


icone contato whatsapp
bottom of page