top of page
Buscar
  • Alexandra Sanglard

Afinal, o que é Coaching?



De repente parece que todo mundo que você conhece está fazendo ou quer fazer coaching e você nem sabe direito o que isso significa. Quer entender de uma vez por todas? Então, vamos lá.


O que é

O coaching é um processo de autodesenvolvimento pessoal, que se dá através de uma parceria entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) e que prevê um acordo, no qual o primeiro estimula o segundo, através de perguntas, a realizar reflexões que o ajudem a mudar atitudes e/ou tomar decisões. O objetivo é que o cliente se torne capaz de atingir uma meta ou um resultado desejado, seja relacionado a desempenho, comportamento ou aprendizagem.


Para quem é

É indicado para qualquer pessoa ou profissional que esteja passando ou que deseje passar por um processo de mudança em sua vida, seja no âmbito pessoal ou profissional. Desde jovens em busca de definição da sua verdadeira vocação, profissionais que procuram crescimento ou transição de carreira, até pessoas em busca de maior equilíbrio e realização pessoal.


Como funciona

As sessões de coaching, como são chamados os encontros entre coach e coachee, são realizadas presencialmente ou pela web e podem ser semanais ou quinzenais, dependendo do objetivo e do cliente. Em geral, são recomendadas 10 sessões, que duram em média 1 hora e meia cada.


Tudo começa a partir do autoconhecimento, para que a pessoa seja capaz de potencializar seus talentos e superar suas barreiras e limitações. Fazendo uso de metodologia e recursos apoiados em ciências como Psicologia Positiva, Neurociência e Administração, o processo de coaching visa acelerar o atingimento de metas e produzir mudanças positivas e duradouras.


Ao expandir a consciência do coachee sobre si mesmo e a sua forma de interação com o mundo, é possível ampliar a perspectiva do seu leque de possibilidades, experimentar novas atitudes e comportamentos e fazer melhores escolhas diante das circunstâncias.


Como benefícios do coaching, é possível destacar, além do alcance da meta desejada, definida no início do processo, a promoção do autoconhecimento, melhoria da autoestima e confiança, maior resiliência e, sobretudo, a capacidade de aprender a aprender.


 Sempre é tempo para nos reinventarmos, e esse é um exercício que nos é exigido cada vez mais frequentemente. Se você quer não só traçar novas metas para a sua vida, mas de fato começar a colocá-las em prática, talvez o coaching seja a peça que faltava para te impulsionar na direção desejada.




icone contato whatsapp
bottom of page