Buscar
  • Alexandra Sanglard

Felicidade e Carreira



São dois conceitos que para mim sempre estiveram associados desde muito cedo.

Comecei a trabalhar como vendedora de loja, ainda cursando a faculdade de Psicologia, e descobri que isso era algo que realmente me trazia grande satisfação. A possibilidade de ganhar o meu próprio dinheiro, o reconhecimento por um trabalho bem feito e a conexão com diferentes tipos de pessoas eram coisas que muito me motivavam.


Sempre acreditei que tive muita sorte por trabalhar em boas empresas, com líderes inspiradores, que foram muito marcantes na minha formação, e em ambientes saudáveis, produtivos e estimulantes. Mas hoje, eu reconheço que dei uma importante contribuição para desenvolver a cultura e formar as equipes dessas organizações, que sempre se pautaram pela ética, o respeito às pessoas e grande profissionalismo, nos menores detalhes.


Tive uma funcionária, que acabou se tornando uma grande amiga, que me dizia que era um grande desafio trabalhar comigo porque eu era muito “caxias”, nunca faltava, chegava cedo etc.  Mas isso acontecia simplesmente porque eu amava o que fazia e isso para mim não representava nenhum sacrifício. Realmente sempre fui uma pessoa disciplinada e focada, o que às vezes causava a impressão de que eu era uma pessoa um pouco séria também.


No entanto, sempre cultivei meus relacionamentos no trabalho e fiz amigos maravilhosos, para toda a vida. É impossível agradar a todos, mas penso que o saldo geral é muito positivo.


Hoje, depois de uma transição de carreira, me vejo novamente totalmente absorvida e apaixonada pelo meu trabalho, que é justamente ajudar as pessoas a darem sentido às suas vidas, por meio de suas carreiras.


Muita gente se percebe infeliz profissionalmente, mas acaba mergulhando na rotina dos seus compromissos e das suas tarefas e se acomodam em uma zona de conforto que, ao mesmo tempo que dá segurança, pode ser muito prejudicial quando nos afasta da nossa verdadeira essência.


A vida é muito curta e o trabalho, onde passamos uma grande parte dela. Então, faça valer a pena! Busque um significado e um propósito naquilo que você faz e certifique-se de que o seu trabalho esteja alinhado aos seus valores e às suas crenças. Você verá que ele pode ser uma importante fonte de felicidade e prazer. Aproveite!


Um abraço.

Alexandra Sanglard


#coachingdecarreira #realização #felicidadenotrabalho